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Notícias

Como inovar a cultura organizacional de uma empresa? Fonte: Administradores, 05/12/2017

N?o importa se voc? ? empreendedor, gestor ou colaborador de uma organiza??o: se sente que a cultura organizacional da sua empresa estacionou no tempo, leia este artigo. Muito se fala em inova??o e novidades, geralmente associadas ? tecnologia, para mudar o engajamento e a comunica??o entre equipes. Mas como aplicar isso em organiza?es formadas por gera?es diferentes, mantendo a individualidade de cada um e adotando caracter?sticas de startups, por exemplo? Como evitar que a aplica??o de certos modismos alterem o perfil de um neg?cio e afetem negativamente seus ganhos? Cada empresa deve saber qual modelo adotar para transformar a rotina dos seus colaboradores e potencializar a receita do neg?cio.

Todas as a?es feitas para melhorar o conv?vio entre os membros de um time s?o v?lidas, desde que isso fa?a sentido para o perfil da organiza??o em si. Por meio de pequenas atitudes e com o uso de recursos tecnol?gicos intuitivos ? poss?vel revolucionar at? mesmo o mais conservador dos setores em uma economia, sem deixar de manter no horizonte os valores e a miss?o da empresa.

Com o volume de novidades e tend?ncias que surgem todos os dias, ? natural que elas sejam incorporadas gradualmente pelas empresas que acreditem ser v?lido adotar para mudar sua din?mica organizacional em raz?o da modernidade e dos poss?veis benef?cios relacionados. Por?m, antes de adotar qualquer tecnologia de ponta, ? necess?rio refletir se isso est? de acordo com a realidade do seu neg?cio. Se os recursos financeiros s?o limitados, assim como a quantidade de pessoal que ir? lidar com as solu?es digitais, de nada adiantar? mudar. Mas se sozinho n?o ? poss?vel entender o cen?rio, um caminho ? buscar uma consultoria especializada para avaliar o empreendimento, seu modelo de neg?cio, cultura organizacional e, a partir da?, criar um planejamento estrat?gico para escolher a tecnologia que ir? melhorar as pr?ticas dos seus colaboradores e impulsionar seus neg?cios.

H? uma s?rie de metodologias interessantes para fazer isso, como um coaching de inova??o com base em Design Thinking. Com ele ? operacionalizada uma jornada de inova??o para otimizar os processos internos em uma empresa e aumentar a produtividade dos funcion?rios, assim como a satisfa??o em sua rotina profissional di?ria. Aquela ideia de faz?-los “vestirem a camisa” do seu neg?cio, sabe?

Depois de analisar e entender profundamente toda a estrutura de um neg?cio, parte-se para a escolha e uso de t?cnicas e recursos que ir?o ajudar seu time a chegar no topo. Existem uma s?rie de solu?es, especialmente aquelas com base na nuvem, que podem aumentar o rendimento dos colaboradores, facilitar a comunica??o interna, melhorar a produtividade - que tamb?m pode ser feita de forma conectada e colaborativa, em rede - e, consequentemente, mudar positivamente os resultados, seja em curto, m?dio ou longo prazo. Ao inv?s de manter processos que demandam, por exemplo, excesso no uso de papel, gastos desnecess?rios de telefone e a realiza??o de reuni?es feitas pessoalmente e em curtos espa?os de tempo, a principal meta na contemporaneidade ? desburocratizar tarefas e facilitar a vida das pessoas - n?o s? dos seus clientes. A mudan?a deve partir de dentro.

Isso nos faz voltar ao in?cio da conversa: o desafio de mobilizar pessoas que possuem resist?ncia a modismos e transforma?es bruscas. Por isso a necessidade de fazer tudo de forma pensada e, sobretudo, gradual, para que ningu?m se sinta pressionado a mudar drasticamente sua rotina e ser impactado negativamente na realiza??o de tarefas. A inova??o organizacional requer uma mudan?a progressiva de pensamento associada a uma rede de apoio, onde todos caminhem em dire??o a um objetivo ?nico e vital para a manuten??o e sobreviv?ncia de um neg?cio: o comprometimento do grupo para alcan?ar o sucesso.

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