Notícias

Consultoria: a parceira para as empresas pensarem fora da caixa Fonte: Veja, 25/03/2019

Uma pesquisa divulgada pelo Sebrae em 2016 sobre a “Sobrevivência das Empresas” é usada como referência até hoje. Ao questionar os empresários sobre o que teria sido útil para evitar o fechamento das empresas, a maioria das respostas estava relacionada a uma carência no apoio na gestão, distribuídas da seguinte forma: Planejamento do Negócio (18%), Gestão Financeira (13%), RH com foco em mão de obra mais qualificada (15%), Gestão Empresarial (10%).

Esses dados refletem o importante papel que o apoio de uma consultoria desperta para as empresas em todas as fases, seja na abertura ou até mesmo no encerramento das atividades, mas é principalmente na fase de amadurecimento com foco na projeção para superar as expectativas, que elas se destacam. E o momento atual é bem apropriado, segundo outro estudo do Sebrae, divulgado em outubro de 2018, que sinaliza a retomada do crescimento, com a criação de 1,5 milhão de novas empresas para esse ano.

O artigo de autoria de Sidney Cohen, CEO da empresa de consultoria em negócios Bit Partner, publicado esse mês no Portal PME NEWS, cita cinco frentes que demandam apoio de consultorias para esse momento de retomada do crescimento: Gestão Empresarial, Desenvolvimento Humano, Compliance, Outsourcing e Inovação.

O Compliance é citado pelo consultor, motivado pelos recentes acontecimentos no cenário político com reflexos no setor corporativo evidenciando a transparência nos processos das empresas.

“A transparência é a característica ímpar da credibilidade de uma empresa. Não adianta definir Missão, Visão e principalmente Valores, se os processos não representarem de fato ao que a empresa se propõe”.

Sidney destaca a importância do papel das consultorias em todas as fases do negócio das empresas.

“Dependendo do ramo de atividade de uma consultoria, ela poderá atender todos os setores de uma empresa e estar presente em todas as fases, da abertura ao encerramento das atividades. Mas é na fase de amadurecimento que o apoio da maioria delas se destaca”. E enfatiza:

“O acompanhamento periódico promove a evolução constante”.

Outras notícias