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8 dicas importantes para definir qual empresa de Consultoria contratar! Fonte: Contábeis, 07/12/2021

Pequenas e Médias empresas geralmente tem demanda por serviços de Consultoria e Assessoria Empresarial.

Mas como definir a empresa ou profissional para realizar esses serviços?

Abaixo algumas dicas que com certeza podem ser importantes nesse processo:

A definição não pode ocorrer simplesmente baseado nos honorários
É muito comum, empresários definirem ou descartarem determinada contratação apenas pelo valor dos honorários, quando na realidade, os critérios devem ser bem mais complexos, o fator remuneração e honorários devem ser o ponto final na definição.

A experiência profissional é fundamental para a contratação
O mercado diante da crise, está repleto de bons profissionais buscando recolocação, e comum num intervalo em que o profissional esteja desempregado, buscar atuar como Consultor, entretanto, é natural que na primeira oportunidade de recolocação profissional que lhe ofereça garantias trabalhistas (CLT) o mesmo volte ao mercado e aborta o projeto em andamento, trazendo prejuízos a empresa contratante.

Quanto tempo atua como consultor?
É fundamental que o profissional a ser contratado tenha vasta experiência, principalmente na demanda que a empresa contratante tenha identificado suas necessidades; quanto maior a vivencia, mais atributos terá para ajudar a contratante.

A área de atuação esta alinhada com as necessidades da empresa?
Há no mercado profissionais que se habilitam a realizar todo tipo de serviço; isso não existe.

Identificar os problemas empresariais são fundamentais para definir que tipo de outro profissional pode também ser útil a empresa.

O porte da empresa contratada não pode destoa da contratante
Empresários sempre querem o melhor para suas empresas, entretanto não cabe numa empresa de médio porte serviços das chamadas ”BIG4”, diante disso, empresas menores devem estar alinhadas com consultorias de menor porte, sem contudo deixar de ter o potencial profissional para conduzir os trabalhos a que foi contratada. Importante também estar atento ao número de clientes que a contratada atua, pois se for um volume elevado, a atenção desejada poderá não atender as expectativas.

A logística também deve ser levada em consideração
Busque empresas ou profissionais não muito distante da região de atuação, do contrário, o fator distância, muito provavelmente fará com que os custos sejam alterados ou os serviços interrompidos.

Pesquisa cadastral e de situação financeira é fundamental para a contratação
A empresa contratante estará colocando para ter acesso as suas informações confidenciais empresas ou profissionais, saber a origem e a situação financeira é de extrema importância, com isso podemos evitar tráfico de influência e possíveis desvios dos mais diversos.

Indicação tem grande valor, mas referências são essenciais
O processo seletivo com certeza será muito melhor quando o profissional for indicado por alguém de confiança do empresário, porém, ter outras opções é saudável ao processo; é muito comum numa indicação ouvirmos: “o profissional é bom, mas responsabilidade pelo desempenho deve ser administrado pela empresa”, diante disso, podemos perceber que ninguém assume responsabilidade dos outros, e nesse momento todos são iguais.

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