Como aperfeiçoar o próprio pensamento para o sucesso. Fonte: Jornal do Empreendedor, 20/09/2017
O orador motivacional fala que o sucesso é fácil. Simplesmente se esforçar mais, visualizar tendo o sucesso, e realmente desejar isso. Os pais dizem aos filhos para ter cuidado ao brincar. Os sonhos são negócios arriscados, melhor deixados para as pessoas que já são ricas e conectadas. “Bem vindo ao mundo real”, resmunga o pai. É a tensão tão antiga como o tempo, o otimista ingênuo contra o pessimista hesitante.
Quando estas duas mentalidades, como são aparentemente obrigadas a desempenhar, qual deve ser ouvida? Qual é a correta? E a errada? Há um meio termo? Estas são questões cruciais, porque a forma de cada um pensar impacta suas escolhas.
E as próprias escolhas ao longo do tempo desempenham uma parte importante no fator se a pessoa tem sucesso ou falha. Na sequência há um exame de ambas as visões do mundo mais de perto.
- O otimista diz que tudo é possível
Os objetivos que se tem, até os grandes sonhados, mas nunca mencionados, estão bem dentro do potencial de cada um. O otimista está certo.
- O pessimista diz que o caminho parece exagerado e difícil
A pessoa está mais provável a começar a demorar, falhar com freqüência, e terá que melhorar as próprias habilidades para superar os desafios que enfrentar. O pessimista está certo.
- A chave é encontrar o equilíbrio
Se desejar alcançar os objetivos como um líder, o empresário, blogueiro ou escritor, tanto o otimismo e pessimismo são pontos de vista indispensáveis.
- O otimismo sem pessimismo é uma receita para a frustração
O sucesso demanda trabalho duro. Quando os objetivos não são satisfeitos e o progresso parece microscópico, o otimista ficará chocado e desanimado, tentado a desistir.
- O pessimismo sem otimismo é uma receita para o arrependimento
O sucesso é factível. Mas nunca tentando, os pessimistas nunca falham, mas eles também nunca têm sucesso nos objetivos que sonharam. Os otimistas e pessimistas são a estrada da morte alinhando o caminho para o sucesso. Mas quando estes dois pontos de vista fazem um fruto, uma mentalidade poderosa nasce.
- É claro, trata-se sobre o realismo, mas o que é um realista?
Muito como “ativista” ou “especialista”, o título é muitas vezes reivindicado por pessoas que não o merecem, geralmente os pessimistas disfarçados. O objetivo do realismo é ver as coisas como elas são realmente.
O realista sabe que o sucesso é possível e a oportunidade está em todos os lugares, o que dá a coragem para tentar coisas novas. A pessoa também sabe que os grandes objetivos, como lançar um negócio ou escrever um livro, exige trabalho duro, o que a prepara para suportar contratempos e decepções.
- Memorize estes 4 pensamentos para fortalecer o equilíbrio saudável do realismo no pensamento:
1 - Não serei bom na maioria das coisas na primeira tentativa, mas eu posso melhorar em quase qualquer coisa através da prática proposital.
2 - Eu sou provável a começar devagar em minha jornada para o sucesso, mas isso é normal. Eu posso escolher insistir. Os especialistas que eu admiro caminharam exatamente o mesmo caminho e saíram vitoriosos.
3 - Porque eu sou um ser humano único, certos passos serão mais difíceis para mim do que para outra pessoa, mas isso não é ruim. Cada um tem as áreas de fraqueza, incluindo os especialistas que eu admiro. Eu também tenho áreas de força, onde eu desfrutarei de uma vantagem.
4 - As pessoas normais realizam as coisas incríveis todos os dias, e elas fazem isso por trabalhar duro, aprender de seus erros, e perseverar através de contratempos.
- Conclusão
O otimismo sem o pessimismo é uma receita para o desapontamento. O pessimismo sem o otimismo é uma receita para o arrependimento. Quando se pegar inclinando muito longe em qualquer direção, recuperar o próprio equilíbrio. Ver o sucesso pelo o que ele é, ou seja, acessível, factível, difícil, frustrante, divertido, que energiza, cansativo, desanimador, humilde, consumidor de tempo, que gera poder, que transforma.