5 razões para que o Coaching seja um aliado da sua gestão Fonte: G1, 17/08/2018
Uma das bases científicas do Coaching é a Administração. Esta importante área das ciências humanas dá aos processos de Coaching as ferramentas necessárias para que coach e coachee lidem com prazos, planos, metas e objetivos previamente estabelecidos.
Vikki Brock - a primeira Ph.D em Coaching na história da Humanidade e autora do livro “Guia da História do Coaching” - aponta que o Coaching tem muito a contribuir com todas as pessoas nas mais variadas áreas da existência humana - seja no campo pessoal ou profissional. No campo profissional, uma destas áreas que podem ser beneficiadas com o Coaching é a gestão.
Em todas as empresas é possível encontrar gestores com uma gama extensa de habilidades profissionais - gerenciar processos, entender as etapas de cada tarefa, como delegar funções, por exemplo. Porém, sem grandes condições para liderar suas equipes ou para criar relações interpessoais.
Mas o que é mais importante: habilidades profissionais ou relações interpessoais? A resposta para esta pergunta é: equilíbrio. O ideal é que sempre haja um equilíbrio entre ambos - habilidades profissionais e relações interpessoais.
Graças a este poderoso combinado será possível ter colaboradores motivados e produtivos, o que leva a um outro fator: resultados altamente satisfatórios para a organização empresarial.
Vários são os estudos que mostram a intrínseca relação entre motivação e produtividade no ambiente de trabalho. Colaboradores motivados produzem mais e melhor. Mas, para que isso aconteça de maneira saudável, é preciso que a organização tenha gestores cientes e capazes de executar esta missão.
Portanto, se você trabalha com gestão e deseja desenvolver habilidades importantes para garantir a excelência do seu trabalho, eu quero te dar não 1, mas 5 boas razões para que você comece hoje mesmo a sua formação em Coaching!
1 - Visão sistêmica
Esta é uma das habilidades mais importantes para gestores, um grande diferencial competitivo. Muitas vezes, os gestores tomam decisões com o foco direcionado somente para a sua equipe e seu departamento, ignorando os impactos destas decisões para os demais departamentos e para a organização empresarial.
Ter visão sistêmica é ter a poderosa habilidade de tomar decisões levando em consideração o cenário completo da empresa. A visão sistêmica faz com que os gestores tomem decisões, tracem estratégias com base em informações e fatores tanto internos quanto externos.
Quem possui visão sistêmica entende que a empresa é um grande sistema, interligado por departamentos e pessoas. Além disso, a visão sistêmica faz com que os gestores saibam com clareza qual é o papel que eles desempenham dentro deste sistema. Sabem a importância do seu trabalho sem ignorar a importância do trabalho dos demais.
2 - Inteligência Emocional
Muitos gestores confundem ter controle de suas emoções com não expressar nenhuma emoção. A Inteligência Emocional é uma aliada para quem deseja conhecer melhor as próprias emoções e encontrar formas seguras para lidar com elas.
É a Inteligência Emocional que torna possível que tomadas de decisões importantes não sejam pautadas por impulsos, por exemplo. Além disso, a Inteligência Emocional auxilia gestores a lidar de maneira pontual com as emoções daqueles que o cercam.
Por mais que estejamos em um ambiente profissional, não devemos esquecer que estamos diante de pessoas. Pessoas que possuem sentimentos e emoções. O segredo é lidar com tais emoções de maneira hábil e inteligente.
3 - Comunicação pontual e eficiente
Esta é uma habilidade de extrema importância para quem deseja liderar pessoas. As ferramentas e técnicas de Coaching contribuem para que gestores aprendam a comunicar de maneira pontual, eficiente, clara e objetiva.
Pessoas que sabem se comunicar de modo hábil e eficiente conseguem criar relações interpessoais no ambiente de trabalho. Um fator importante é que gestores que se comunicam bem são aqueles que conseguem transmitir informações sem constrangimentos ou com brechas para duplas interpretações.
A comunicação pontual não é uma comunicação dominadora tampouco coage os interlocutores. A comunicação pontual é aquela que envolve e incentiva os colaboradores a buscarem aprimoramento.
4 - Liderança
O fato de ser um profissional com cargo de gestão não faz ninguém ser um líder. Mas, a liderança é uma habilidade fundamental para que gestores tenham colaboradores motivados e engajados.
“A partir do momento que eu comecei a ouvir minha equipe e entendê-los, eu alcancei em menos de um mês resultados que durante anos eu busquei, diz Gilvair Marconi gestor de uma grande empresa de alimentos.
Uma gestão pautada por um líder é uma gestão que inspira e incentiva os colaboradores a serem cada vez mais comprometidos com os resultados da organização.
A liderança faz com que os gestores se tornem exemplos a serem seguidos, pessoas confiáveis e, principalmente, que sabem o poder que tem o trabalho em equipe.
A liderança reconhece os talentos que possui por perto e constantemente incentiva seus colaboradores a aprimorá-los ou a desenvolver novos talentos. A liderança contribui de maneira positiva e saudável com a redução do turnover dentro das organizações.
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5 - Novas oportunidades de ascensão profissional
Os processos de Coaching são voltados para alcançar objetivos de curto e médio prazo. Mas isso não significa que eles sejam apenas isto. Ao longo das sessões de Coaching, você entrará em contato consigo mesmo e poderá descobrir habilidades importantes para a sua carreira.
A visão sistêmica que foi mencionada no tópico 1 também diz respeito a você. Você olhará para a sua carreira de maneira sistêmica e isso será fundamental para que você aproveite as oportunidades de crescimento profissional que venham a surgir. Quem sabe até você comece uma nova carreira como Coach. Que tal?
Coaching como diferencial competitivo
É importante salientar que o Coaching é uma metodologia bastante versátil. Por isso, ela tem aplicabilidade nos mais variados setores e nichos mercadológicos. As habilidades desenvolvidas através do Coaching se tornam verdadeiros diferenciais competitivos no mercado de trabalho pois são fatores bastante procurados por diversas empresas.
Gestores que sabem liderar e inspirar suas equipes, sabem se comunicar com excelência e possuem inteligência emocional para lidar com os mais variados conflitos.
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