Identifique suas fraquezas e crie estratégias para superá-las Fonte: Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental, 07/01/2019
Quais são os seus pontos fracos? Você é capaz de identificar os que realmente afetam seu desempenho profissional ou do seu negócio? Todas as fraquezas valem o investimento de tempo e esforço para o aprimoramento? Assim como conhecer e investir nos pontos fortes, a identificação das fraquezas e aspectos que demandam melhorias é fundamental para o desenvolvimento, mas o objetivo não deve ser transformar todos pontos fracos em forças.
Marcus Buckingham e Donald Clifton, autores do livro Descubra seus pontos fortes, lembram que evitar as forças e se concentrar nas fraquezas não é sinal de humildade, mas quase uma irresponsabilidade. Dessa forma, a principal dica é: conheça suas fraquezas, mas não tente ser bom em tudo, pois o risco, pelo contrário, é que se tenha um desempenho mediano em todas as áreas e seu diferencial fique indefinido. Alguns pontos considerados fracos podem ter origem em um fato isolado ou um fracasso que criou uma barreira, impedindo a superação. Seu objetivo nessa etapa deve ser identificar os aspectos que realmente estão impedindo o crescimento e criar estratégias para contorná-los.
A trajetória de autoconhecimento, que falamos no artigo anterior, quando você buscou identificar seus talentos dominantes, também será fundamental nessa etapa, que será de compreensão do seu perfil profissional e do ambiente onde deseja atuar. Indicamos que você desenvolva sua ANÁLISE SWOT, um dos métodos mais utilizados no mundo no planejamento estratégico de negócios de todos os tamanhos. A matriz, também conhecida como FOFA, é organizada em Forças e Fraquezas, que fazem parte de uma análise interna, e Oportunidades e Ameaças, relacionados à observação externa, do ambiente, mercado, concorrência.
Monte sua Matriz SWOT
Tire um tempo para refletir sobre as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, não se limite a listar fatores, mas busque um entendimento aprofundado sobre as causas dos problemas, consequências, possibilidades de desenvolvimento, oportunidades e tendências. Nos eixos externos, por exemplo, observe que ameaças podem se transformar em oportunidades.
Olhando para seu negócio questione:
Quem são meus concorrentes e quais seus diferenciais?
Que empresas do ramo estão em expansão?
Que estratégias irão me aproximar dos clientes?
Quais são as tendências do mercado?
Qual o posicionamento do meu negócio em relação a inovação?
Que feedbacks tenho recebido sobre a satisfação dos clientes?
Como tem sido o engajamento dos meus colaboradores?
O que impede minha empresa de ser líder no segmento? O que o líder está fazendo?
No que realmente meu negócio agrega valor?
Como funciona o processo de compra do meu cliente?
Sobre seu perfil profissional e empreendedor, responda a perguntas como:
O que pode me impedir de chegar onde quero?
Que profissionais estão habilitados a assumir a posição que eu desejo?
Em que posição em me encontro em relação a eles?
Quais as possibilidades de crescimento na minha área ou dentro da empresa?
Como posso desenvolver minhas competências?
Como eu mediria minha capacidade de adaptação?
Onde encontro meios de aprimoramento?
Como está o mercado na minha área?
Onde estão as maiores oportunidades?
Qual é o meu diferencial?
O que pode me impedir de alcançar meus objetivos?
Uma sugestão é começar pelas oportunidades e ameaças, o que trará nitidez sobre as forças e fraquezas. A partir das respostas, defina quais são suas prioridades e estabeleça objetivos claros e viáveis para promover a diminuição das ameaças, fortalecimento das fraquezas, possibilidades de aproveitar as oportunidades e usar as forças para atingir os objetivos e metas. Se o seu ponto fraco profissionalmente é a comunicação em público, por exemplo, estabeleça como meta a realização de um curso de oratória. Se falta engajamento dos colaboradores no seu negócio, tenha como objetivo promover encontros para gerar integração, ouvir sugestões e anseios da equipe.
Você também pode ter o apoio de profissionais especializados no desenvolvimento do negócio. Conheça o processo de Mentoring Plano A, desenvolvido pela SBDC, que oferece ao mentorado a possibilidade de apresentar e lapidar seu projeto, desde suas concepções básicas, prototipar sua ideia, passar por etapas de validação do projeto, receber conselhos de especialistas, construir uma estratégia recorrente de vendas e planejar ações que o ajudem a construir autoridade em seu mercado e nicho de atuação.