Nova ISO 45001 Garante Ambientes de Trabalho Mais Seguros Fonte: SEGS, 08/04/2019
A ISO 450001 segue a Estrutura de Alto Nível (High Level Structure – HLS), que prevê que as empresas sigam bases comuns nos processos internos dos SGSST, formalizando padrões, independente do segmento de atuação da organização. Isso faz com que as normas nacionais sejam unificadas, permitindo a integração completa com outros sistemas, como a ISO 9001:2015 e a ISO 14001:2015. As companhias que são hoje certificadas em Saúde e Segurança do Trabalho pela antiga norma, devem realizar a substituição pela nova ISO em até três anos, para manterem a certificação.
A nova norma permite atender à legislação vigente, traz melhorias relacionadas à segurança e saúde no trabalho, além de melhorar a imagem e a reputação da organização que obtiver a certificação. Como há o prazo de três anos para adequação à norma, é importante que as companhias se antecipem para realizarem uma transição de forma organizada e tranquila.
Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho, 270 milhões de pessoas sofrem acidentes de trabalho a cada ano e cerca até 4% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial é direcionado para o afastamento de colaboradores acidentados durante suas funções ou em tratamento de doenças geradas pelo trabalho.
A OHSAS 18001:2007 prescrevia o que devia ser gerenciado para a prática de redução de riscos, porém, deixava a cargo da empresa a forma como esse gerenciamento deveria ser feito. A nova melhora esse controle de risco, desempenho e resultados, além de reduzir lesões, problemas de saúde e até acidentes fatais. Para as empresas, isso representa um sistema de saúde e segurança ocupacional que abrange todos as áreas de atuação, gerando mais clareza sobre as normas.
O International Accreditation Forum (IAF) desenvolveu os requisitos de migração para ajudar organizações certificadas, organismos de certificação, órgãos de credenciamento e outras partes interessadas a migrar para o ISO 45001