Como funciona o ciclo PDCA de gestão e como aplicá-lo
Fonte: Terra, 22/04/2019
Aprenda o que é o PDCA e como colocar a ferramenta em prática na gestão de uma indústria
Ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão que significa Plan, Do, Check, Act (em português: Planejar, Fazer, Checar e Agir) e tem como objetivo a melhoria contínua em processos.
O PDCA é capaz de planejar ações, aplicá-las na prática, evitar falhas e problemas, solucionar os que acontecerem e então analisar os resultados.
O principal objetivo do PDCA é melhorar os processos da indústria, fazendo com que sejam mais rápidos e precisos.
A vantagem é que o método pode ser usado em qualquer tipo de indústria em diferentes formas de aplicação.
Como surgiu o ciclo PDCA?
O sistema foi originalmente criado pelo físico estadunidense Walter A. Shewhart na década de 20 e ficou popular anos depois (na década de 50) através da divulgação feita por Willian E. Deming.
Deming também era norte-americano e foi considerado um guru da gestão de qualidade e melhoria dos processos produtivos.
- Etapas do ciclo PDCA:
O ciclo PDCA é composto pelas etapas que citei acima: planejar, fazer, checar e agir.
A etapa inicial planeja a ação que será tomada, depois o planejamento é executado e então há uma checagem constante das ações implantadas.
Com os resultados em mãos, o gestor pode implantar formas para corrigir as falhas que acontecerem no produto ou processo.
Confira a lista e como as etapas funcionam:
- PDCA - Planejar
A etapa do planejamento define os objetivos e quais serão as metas almejadas no ciclo.
Sua equipe precisa responder:
Qual problema sua equipe deseja resolver nesta rodada?
Por que é importante resolver este problema?
Para essa etapa ter sucesso, é fundamental que os gestores saibam realizar um planejamento de projeto. A dica é avaliar qual o melhor modelo de planejamento para o projeto.
No planejamento também é definido quais serão os indicadores de desempenho utilizados para determinar se o objetivo foi ou não alcançado.
A única forma de determinar o sucesso do projeto ou da melhoria é utilizando pelo menos um indicador de desempenho. Sua equipe precisará colher informações sobre o projeto e acompanhar a evolução dos resultados.
Outro ponto importante definido no planejamento é a definição do método de trabalho que será usado para encontrar a solução para o problema e também para desenvolver o plano de ação.
Algumas ferramentas que podem auxiliar esta tomada de decisão são:
- Diagrama de Ishkawa
- Gráfico de Pareto
- 5W2H
- brainstorming
- Um bom planejamento resulta em metas bem definidas e um projeto bem focado. Por isso, essa etapa acaba sendo uma das que mais consome tempo e demanda complexidade.
- PDCA - Fazer
Com as metas definidas e os problemas identificados agora é a hora de "fazer".
Na etapa do "fazer" a sua equipe coloca em prática o plano de ação e evita perder o foco no decorrer do ciclo.
Caso não consigam executar o que foi planejado, é preciso retornar à etapa do planejamento e entender os motivos do planejamento não ter dado certo.
Caso tudo ocorra conforme o planejamento, sua equipe estará pronta para a próxima etapa e começar a analisar os resultados.
Uma dica que dou é que antes de iniciar esta etapa, treine e eduque todos os envolvidos no ciclo. Dessa forma todos ficarão comprometidos a resolver o problema conforme planejado e as chances de sucesso do projeto irão aumentar.
- PDCA - Checar
A etapa "checar" inicia junto com a etapa de execução do plano de ação. A razão disso é que quanto antes os resultados forem checados, mais rápido sua equipe saberá se o plano deu certo ou não.
Durante essa etapa sua equipe precisa monitorar cada atividade do plano de ação e comparar o planejado com o que foi de fato realizado.
O objetivo é identificar diferenças e problemas que podem ser resolvidos em um próximo ciclo e também oportunidades de melhoria que podem ser implantadas no futuro.
Cheque também as metodologias de trabalho escolhidas para verificar se está tudo fluindo conforme previsto ou se é necessário modificar processos para melhorar os resultados.
É fundamental que sua equipe utilize metodologias e ferramentas de estatística para evitar erros de checagem e poupar tempo de verificação.
A análise feita na etapa "checar" irá mostrar se os resultados obtidos estão conforme o que foi planejado ou se há a necessidade de ajustar o caminho.
- PDCA - Agir
Caso as metas planejadas sejam atingidas começa a etapa "agir" e com isso sua indústria irá tornar o plano aplicado no projeto como o padrão da indústria.
Se algo não saiu conforme planejado, é preciso agir de forma corretiva sobre os problemas que impediram o alcance de todas as metas.
- Rode o ciclo várias vezes:
Lembre-se que o PDCA é um ciclo de melhoria contínua, ou seja, deve rodar constantemente. Nada está perfeito, sempre há espaço para melhoria.
Após tomar as ações corretivas no final da primeira rodada do PDCA, é possível criar um novo planejamento para melhorar outro procedimento ou resolver outro problema, dando início a mais uma rodada do PDCA.
Esta continuidade de ciclos é fundamental para o sucesso da aplicação do PDCA e da melhoria contínua.
Diversas pessoas já usam o PDCA mesmo sem conhecer a ferramenta. Muito provavelmente você já executou ao menos uma das etapas da ferramenta intuitivamente.
Entretanto, o conhecimento teórico mais completo da metodologia permitirá que sua equipe aproveitem melhor todas as oportunidades de melhoria.