7 ferramentas de gestão de pessoas para cuidar melhor dos seus talentos Fonte: Comece com pé direito, 14/10/2022
As ferramentas de gestão de pessoas ajudam você a manter seus colaboradores engajados e tornam seu RH mais inteligente.
Se você ainda faz processo seletivo, avaliação de desempenho e plano de carreira do modo tradicional, precisa experimentar as facilidades que a tecnologia traz para o seu RH.
Com os recursos certos, você consegue automatizar tarefas, ganhar tempo e cuidar melhor dos seus talentos, além de ter uma visão mais estratégica dos recursos humanos.
Ficou interessado em conhecer as ferramentas de gestão de pessoas?
Então, continue lendo e veja como elas tornam seu RH mais inteligente.
O que são ferramentas de gestão de pessoas
Ferramentas de gestão de pessoas são soluções que ajudam você a gerenciar melhor seus recursos humanos e manter seu pessoal treinado, engajado e produtivo.
O termo “ferramentas” pode se referir tanto às atividades como onboarding, pesquisa de clima e treinamento quanto aos softwares, plataformas e aplicativos que facilitam essas funções.
Aqui, vamos focar nas soluções digitais que ajudam sua startup a administrar talentos e melhorar a performance dos colaboradores.
Basicamente, estas são as principais atribuições da gestão de pessoas:
Garantir uma experiência do colaborador de qualidade
Promover a comunicação interna efetiva
Construir uma cultura colaborativa e de feedback contínuo
Oferecer treinamento e capacitação
Criar planos de desenvolvimento individuais e planos de carreira
Realizar avaliação de desempenho e gerenciar a performance
Atrair e reter os melhores talentos
Controlar a jornada e a produtividade das equipes.
Para facilitar esse trabalho, existem ferramentas de gestão de pessoas que digitalizam processos e tornam o RH mais inteligente, como veremos adiante.
Vantagens de usar ferramentas de gestão de pessoas
Usando ferramentas de gestão de pessoas, você consegue automatizar tarefas repetitivas e tornar seu RH mais estratégico.
Por exemplo, em vez de desenvolver uma avaliação de desempenho do zero e usar métodos tradicionais de feedback, você pode usar um software que torna o processo mais engajante e automatiza a coleta e análise de resultados.
Assim como o marketing e as vendas precisam de softwares de automação e CRM, o RH também se beneficia da tecnologia para agilizar seus processos e desenvolver os talentos conforme os objetivos do seu negócio.
Assim, fica mais fácil garantir as competências necessárias para fazer sua empresa crescer e reter os melhores profissionais na sua equipe.
7 ferramentas de gestão de pessoas
Existem ferramentas de gestão de pessoas para todas as funções que você imaginar.
Confira algumas dicas interessantes para o seu RH.
1. Sólides
A Sólides é uma plataforma completa de gestão de pessoas com recursos de people analytics e avaliações comportamentais integrados.
Ela oferece módulos de recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, pesquisa de clima, análise de comportamento e inteligência de dados para melhorar a gestão de talentos e digitalizar todos os processos.
Um dos destaques é a Sólides Matcher: uma ferramenta que oferece comparativos comportamentais avançados para identificar colaboradores com potencial para liderança e preenchimento de vagas internas.
A plataforma também oferece recursos de engenharia de cargos e dashboards interativas para análise aprofundada dos talentos.
2. Feedback gen.te
O Feedback gen.te é uma solução da empresa LG (lugar de gente) que implementa uma cultura de feedback contínuo na empresa.
A ferramenta torna o processo de avaliação de desempenho mais estimulante para o colaborador ao mesmo tempo em que traz resultados concretos para a empresa.
Entre os recursos oferecidos, estão o envio de feedbacks individuais e coletivos, interação com feedbacks por meio de “aplausos”, curtidas e comentários, associação de competências e habilidades a cada devolutiva, entre outros.
O objetivo é desmistificar a ideia de que feedbacks são intimidadores ou causam insegurança, criando um processo dinâmico e colaborativo de avaliação.
3. Waggl
A Waggl é uma plataforma de crowdsourcing que permite escutar ativamente a voz dos colaboradores (employee voice) e acompanhar suas opiniões em tempo real.
Ela funciona por meio de pesquisas pulso, que ampliam a frequência de escuta das pessoas e coletam informações de forma simples, rápida, inclusiva e transparente.
Dessa forma, as pesquisas de satisfação e clima se tornam muito mais precisas e os colaboradores conseguem participar dos processos de decisão da empresa.
4. Twygo
A Twygo é uma plataforma de onboarding digital para integração de novos colaboradores.
Ela oferece suporte para diversos formatos de conteúdo e permite construir uma jornada personalizada para integrar novos funcionários à equipe.
O sistema é gamificado para melhorar o engajamento e possui recursos de treinamento, avaliação, geração de relatórios.
Dessa forma, os recém-contratados aprendem mais rapidamente e se sentem parte da equipe em tempo recorde.
5. Feedz
A Feedz é uma plataforma de avaliação de desempenho e gestão de engajamento que facilita o acompanhamento de resultados em tempo real.
Os principais recursos são a pesquisa de clima automatizada, o termômetro emocional (monitoramento do humor dos colaboradores), pesquisas internas contínuas, comunicação interna e ferramentas de integração e reconhecimento.
A plataforma também permite o alinhamento dos objetivos de negócio com as políticas de gestão de pessoas e a criação de planos de desenvolvimento profissional para cada colaborador.
6. Convenia
A Convenia é uma ferramenta de gestão de pessoas que torna o departamento pessoal mais inteligente.
Ela permite automatizar rotinas como a folha de pagamento, admissão, controle de ponto, gestão de férias e controle de dados de colaboradores em um único sistema.
Assim, os profissionais do DP ganham tempo nas tarefas do dia a dia e a empresa fica sempre em dia com as questões trabalhistas.
7. Niduu
A Niduu oferece um aplicativo de treinamentos gamificados para desenvolver colaboradores de forma ágil e eficaz.
A plataforma utiliza os princípios do microlearning e mobile learning para promover o aprendizado rápido e dinâmico, de modo que o colaborador possa aprender diretamente pelo celular.
Os recursos incluem personalização de conteúdos, lições gamificadas e relatórios detalhados de aprendizagem.