A importância da gestão para o sucesso da sua empresa Fonte: Blog Egestor, 16/08/2023
Você pode ter um excelente produto ou serviço a oferecer e um enorme mercado em potencial para explorar, mas se não consegue manter a casa arrumada, é bastante provável que, infelizmente, esses fatores não determinem o crescimento do negócio. Nesse cenário, destaca-se o papel da gestão — seja ela financeira, de qualidade, de pessoas ou geral —, que sempre aponta para o caminho mais adequado. Quer saber mais sobre a importância da gestão para o sucesso da sua empresa? Então acompanhe:
Sua relevância
A gestão de uma empresa pode ser definida como o reflexo de seu alto escalão, ou seja, o negócio inevitavelmente ganha a cara e a forma de seus empreendedores, tanto nas questões de cultura organizacional e valores, como na hora de tomar as decisões do dia a dia. Por isso, é por meio do perfil da gestão de uma empresa que se consegue entender melhor quais os rumos ela seguirá.
Quando bem definida e executada, a gestão empresarial desempenha um papel de extrema importância nas empresas, garantindo que processos sejam devidamente definidos para manter a rotina bem organizada, identificar possíveis ameaças e oportunidades, buscar diferenciais de atuação mercadológica, estabelecer metas, investimentos e, claro, a tão desejada liderança. Nesse cenário, a gestão empresarial também tem o papel de definir os rumos do negócio com base na análise dos dados e das informações geradas. E é por isso que o modelo aplicado faz tanta diferença para os resultados do negócio.
Seus benefícios
Uma boa gestão inevitavelmente gera resultados eficazes em todas as esferas do negócio, a começar pela produtividade dos colaboradores, que é estimulada por meio de uma liderança altamente qualificada. Vale lembrar que o gestor também tem como função acompanhar equipes e identificar adequações — tanto processuais como de função — que favoreçam os resultados do negócio. Ou seja, por meio do acompanhamento das atividades desenvolvidas, a gestão de uma empresa consegue identificar e redefinir papéis e modelos de execução que tendem a prosperar e gerar mais resultados. Com isso, também é possível adequar, no decorrer do ano, o planejamento estratégico, definindo-o com base nos resultados gerados, o que gera maior competitividade, uma vez que os ajustes são realizados em tempo real, conforme o retorno obtido com as ações implementadas. Isso, por sua vez, minimiza os riscos do negócio e sua vulnerabilidade de mercado. Uma boa gestão também contribui para que as finanças da empresa se mantenham suficientemente organizadas. Assim, as decisões são tomadas considerando-se a redução de custos e a otimização de resultados. Uma vez que a função de um gestor engloba maximizar o retorno dos negócios, controles mais rigorosos são implementados para poupar desperdícios de recursos, tanto financeiros quanto de pessoas.
Seus modelos
O modelo de gestão tende a variar de uma empresa para outra, afinal, cada uma possui objetivos diferentes de trabalho e, consequentemente, processos distintos que conduzem aos resultados esperados. Assim, para executar a gestão com maestria e garantir o crescimento dos negócios, são necessárias habilidades analíticas para que se tome decisões cada vez mais certeiras. Lembrando que a boa gestão de empresas engloba três pilares: planejamento, processos e pessoas. Por isso, para que sua empresa prospere, é necessário que você, enquanto gestor, consiga aliar esses fatores essenciais aos objetivos do negócio como um todo.
Como fazer uma boa gestão?
Uma boa gestão de sua empresa envolve diversos aspectos. Ela já começa o processo de montagem da empresa. Nenhuma empresa obtém sucesso sem antes fazer um bom planejamento e estudo do mercado já existente, estudar a concorrência. É preciso pensar em fatores como montar a empresa em uma localização que dê uma boa visibilidade e chame a atenção do público, além de definir como vai ser a estrutura do espaço físico do estabelecimento. Feito isso é hora de pensar na contratação de bons funcionários, que tenham conhecimento da área de atuação da empresa e sejam devidamente capacitados e treinados.
É impossível ter uma situação financeira estável, sem fazer um rigoroso controle financeiro. É preciso gerenciar todas as receitas e despesas da empresa, analisar possíveis cortes no orçamento, fazer uma constante mensuração dos resultados para ver se a empresa está trilhando o caminho certo, além de saber informações referentes a todos os seus clientes, para saber a situação exata de cada um com a sua empresa, se há pendências financeiras… Fazendo este controle, as chances de ter um cliente inadimplente diminuem consideravelmente. Todos estes processos podem ser facilitados e otimizados com o uso de um sistema de gestão empresarial.
Conclusão
Portanto, uma boa gestão é vital para o sucesso de uma empresa. Seja em relação à parte financeira, seja em relação à gestão de pessoas, no gerenciamento de seus funcionários. Uma boa gestão pode ser o diferencial entre o fracasso e o sucesso do seu negócio, pois de nada adianta ter uma boa qualidade de produtos e serviços, se não for feito um bom gerenciamento de que estratégias serão usadas para vender estes produtos ou serviços, para qual público será vendido… Todos estes aspectos precisam de uma boa gestão para serem bem estudados e posteriormente gerar os resultados desejados para a sua empresa.