O que é o Tripé da Sustentabilidade e como abordar o tema na empresa
Fonte: Tecnicon, 22/09/2023
Conheça os pilares do conceito que trouxe a sustentabilidade para a pauta das organizações
Nos anos 90, época em que a palavra "sustentabilidade" ainda não era popular, o sociólogo britânico John Elkington criou o conceito Triple Bottom Line (Tripé da Sustentabilidade).
Este conceito prioriza a expansão de um novo modelo de negócio baseado em ações sustentáveis, que passa a considerar o desempenho ambiental das empresas como mais importante do que somente o financeiro.
Neste artigo, vamos entender os pilares deste termo, o porquê as organizações sustentáveis são tão valorizadas e como dar ao seu negócio o símbolo verde.
- O que significa Triple Bottom Line?
Em 1987, a ONU lançou o relatório "Nosso Futuro Comum" na Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, introduzindo o conceito de desenvolvimento sustentável na sociedade. Até então, era raro pensar sobre a limitação dos recursos naturais e o impacto corporativo no meio ambiente.
Alguns anos depois (1994), John Elkington criou o Triple Bottom Line ou Tripé da Sustentabilidade. O método incorpora a visão ecológica nas empresas com base em três princípios: People (Pessoas), Planet (Planeta), Profit (Lucro), também conhecido como os 3Ps da Sustentabilidade.
A sustentabilidade deixou de ser considerada um assunto supérfluo, e hoje ser uma corporação sustentável é mais do que um status, significando conquistar o respeito dos seus consumidores e parceiros. Por isso, o Triple Bottom Line ganhou tanta importância e trouxe um novo mindset para os gestores.
Para facilitar a visualização, o conceito normalmente é representado pela intersecção de três círculos, cada um deles representando um “P”.
- Os três pilares da sustentabilidade
O Tripé da Sustentabilidade inaugurou uma nova maneira das empresas encararem o desenvolvimento de seus negócios: o aspecto econômico não deve ser o único indicador de desempenho e sucesso de uma companhia.
Na verdade, os fatores econômicos, sociais e ambientais – que eram vistos como incompatíveis – são perfeitamente complementares e estão diretamente interligados. O desempenho financeiro está relacionado à sustentabilidade de qualquer negócio.
- Confira quais são os três pilares da sustentabilidade:
• People (Pessoas) – Os colaboradores são o ativo mais importante das empresas e essa é mais uma prova de como é imprescindível cuidar da cultura organizacional. O tratamento que sua equipe recebe e as condições de trabalho são os principais aspectos que devem ser priorizados pelas organizações sustentáveis, desde o respeito e cumprimento das normas trabalhistas vigentes à qualidade do clima organizacional.
• Planet (Planeta) – Refere-se aos impactos que as atividades da empresa geram no meio ambiente e quais medidas são tomadas para evitar ou abrandar os riscos dessa interferência. Há inúmeras formas de adaptar a cadeia produtiva incorporando novas medidas de fabricação, outros materiais ou equipamentos que não poluem. A tecnologia tem contribuído imensamente com soluções inovadoras para tornar as indústrias menos danosas ao ecossistema.
• Profit (Lucro) – Adotar medidas em prol dos colaboradores e do planeta resultam em números positivos no final do mês. Quando a marca investe na equipe e incorpora ações sustentáveis, consequentemente melhora a produtividade, competitividade e resultados. Outro ponto fundamental é a visão a longo prazo, “sweet spot”, no qual seus clientes percebem a responsabilidade sustentável da marca e veem valor agregado em seu serviço, estabelecendo uma relação de parceria duradoura e identificação entre os interesses dos stakeholders e da corporação.