Auditoria Interna da Qualidade com Base na Norma NBR ISO 19011 Fonte: Setor Energpetico, 26/10/2023
A norma 19011 fornece orientação sobre a auditoria de sistemas de gestão, incluindo os princípios de auditoria, programa de auditoria e a condução de auditoria de sistemas de gestão, como também orientação sobre a avaliação de competência de pessoas envolvidas no processo de auditoria.
Estas atividades incluem as pessoa(s) que gerencia(m) o programa de auditoria, os auditores, recursos utilizados nas auditorias e a equipe de auditoria.
Desta forma, a norma ISO 19011 abrange não só sistemas de gestão da qualidade, mas também outros sistemas, como sistema de gestão ambiental, entre outros.
Estas auditorias envolvem auditorias internas e externas, sendo classificadas de 1ª, 2ª e 3ª parte, dessa forma, o papel dos auditores, assim como as auditorias assume papeis diferentes uma da outra, vejamos!
Auditoria de 1ª parte envolvem as auditorias internas, ou seja, a organização fazendo auditoria nela mesma, não importa se está sendo utilizado auditores internos da própria organização, ou se a organização contratou auditores independentes para realizar essas auditorias, ou seja, auditores externos.
Auditoria de 2ª parte envolvem os clientes fazendo auditoria na organização e/ou fornecedores, ou a organização fazendo auditoria em seus próprios fornecedores, não importa se o cliente e/ou a organização utilizou seus próprios auditores, ou contratou auditores independente ou auditores externo a organização para fazer essa auditoria em seus fornecedores.
Auditoria de 3ª parte envolvem as auditorias feitas pelo órgão certificador e/ou outro órgão independente fazendo auditorias, tanto nos clientes, como em seus fornecedores, normalmente esses órgão utilizam seus próprios auditores.
Nota: O que muda nessas auditorias são os papeis desempenhado pelos auditores, auditados, empresas, seja fornecedores ou clientes e órgãos certificadores e/ou independentes, pois são os interesses que mudam nesses aspectos.
Sendo assim, por diversas razões as empresas precisam realizar essas auditorias de gestão, ou seja, razões contratuais, monitoramento do seu sistema de gestão visando a melhorias em sua estrutura organizacional, razões competitivas de mercado, definição de planos de investimento etc.
Enfim, para que essas auditorias sejam realizadas a necessidade de treinar e capacitar seus auditores, tornando-o competentes para realizar essas auditorias, sendo assim, eles precisam passar por avaliações para saber se estão aptos para desempenhar a função de auditores, essas auditorias internas são detalhadas no curso de auditor interno da qualidade.
A norma ISO 19011 se aplica a diversos sistemas de gestão, mas o fato de o auditor fazer um curso baseado nesta norma não torna ele competente para realizar auditorias em qualquer sistemas de gestão, pois a norma ISO 19011 fornece diretrizes para realização de auditorias, não capacita para realização de auditorias em qualquer sistemas de gestão, dessa forma, ele precisa se especializar na norma referente ao sistema de gestão que pretende auditar, ou seja, gestão da qualidade ISO 9001, gestão ambiental 14001, entre outras.
A função do auditor é avaliar a conformidade do sistema de gestão, não importa se é visando a certificação/registro de sistemas de gestão, em credenciamento ou em padronização, o que define as auditorias são a abrangência da auditoria, limites de auditoria etc., ou seja, a avaliação de conformidade feita pelo auditor se estende a qualquer tipo de auditoria, seja, processos, produtos ou serviços. Dessa forma, a capacitação e a competência dos auditores devem ser avaliadas em qualquer situação.