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Como as empresas estão medindo práticas ESG? Fonte: Meio & Mensagem, 09/07/2025

Algumas lideranças, especialmente mulheres, não só consideram a sustentabilidade crucial para a perenidade dos negócios, como já a traduzem em dados

Faturamento total subtraido dos custos e igual a lucro? Ha tempos a “conta de padaria” ja nao abarca a complexidade de medir o sucesso de um negocio. E quando linhas intangiveis, como as acoes de sustentabilidade, passam a fazer parte de um balanco, o calculo fica ainda mais complexo. Mas uma serie de liderancas, especialmente mulheres, nao so tem como fato absoluto a relevancia da sustentabilidade, como ja a materializa em numeros.

“O modelo tradicional de crescimento e ainda pautado na logica imediatista de lucros e perdas. Trazer para a mesa a inclusao da sustentabilidade significa olhar para a perenidade do negocio e conseguir antecipar os riscos e oportunidades que as mudancas climaticas podem gerar para os diversos setores”, explica Ana Buchaim, vice-presidente de pessoas, marketing, comunicacao, sustentabilidade e investimento social privado da B3. “Incorporar acoes de sustentabilidade exige uma revisao profunda dos modelos tradicionais de crescimento, o que inclui a adocao de metricas que vao alem do lucro financeiro”, concorda Walleria Sampaio, gerente executiva de estrategia e governanca da sustentabilidade do Banco do Brasil.

Um balanco que contempla a sustentabilidade tem linhas como intensidade de emissoes de gases de efeito estufa e a quantidade de hectares conservados ou reflorestados, por exemplo. “Nao e mais possivel olhar apenas para indicadores financeiros isolados e acreditar que isso representa performance da companhia”, completa Tatiana Ponce, vice-presidente de marketing e lider de pesquisa e desenvolvimento para Natura e Avon. Afinal, o que esta em jogo agora e a relevancia de longo prazo das marcas, a incorporacao da sustentabilidade nos produtos como forma de agregar valor, a coerencia com os desafios do nosso tempo e a capacidade de gerar impacto positivo em escala.

Para apoiar essa visao, a Natura adotou o Integrated Profit and Loss (IP&L). Ele permite traduzir em valor o que antes era invisivel, avaliando os efeitos da operacao em tres dimensoes: os capitais natural, social e humano. “Ao atribuir valor aos impactos gerados em diferentes capitais, conseguimos visualizar como uma escolha regenerativa pode gerar retorno reputacional, engajamento de consumidores e eficiencia operacional”, explica Tatiana. “Mais do que os numeros, o que faz diferenca e a mentalidade que isso provoca: entender que crescimento e impacto positivo nao sao forcas opostas, mas partes de uma mesma equacao de sucesso.”

Na Nestle, mensurar foi o ponto de partida da acao. “Nao se gerencia o que nao se mede”, sintetiza Taissara Martins, head de sustentabilidade da empresa no Brasil. Segundo ela, e essencial traduzir os compromissos da companhia em metas claras, com marcos intermediarios e prazos definidos. Tambem e necessario considerar que um indicador nao e definido sozinho. Deve-se considerar a realidade dos envolvidos, o objetivo esperado dos diferentes stakeholders e o apetite de quem tambem busca uma solucao.

Um exemplo disso foi reconhecer que 70% das emissoes de gases de efeito estufa da Nestle vem do campo, o que levou a empresa a promover praticas de agricultura regenerativa nas principais cadeias produtivas, como cacau e leite. “Incorporar acoes de sustentabilidade de forma genuina significa, antes de tudo, repensar os modelos tradicionais de crescimento. Estamos saindo de uma logica linear para uma abordagem regenerativa, que mede sucesso por meio do impacto positivo”, afirma a executiva.

Como fazer? Ana, da B3, explica que o primeiro passo para criar indicadores de performance e entender a materialidade do setor em questao, ou seja, quais tematicas ambientais mais impactam a organizacao e devem ter prioridade estrategica. “Esse exercicio exige o envolvimento da lideranca e dos demais stakeholders, que definirao o que e material para o negocio”, completa. Apos essa identificacao, a companhia pode selecionar indicadores de performance a partir dos padroes que ja existem no mercado, como a Global Reporting Initiative (GRI) e o International Financial Reporting Standards (IFRS).

As orientacoes presentes na norma ISO 14001 e as recomendacoes da Task Force on Climate-Related Financial Disclosures (TCFD) tambem podem ser uma bussola relevante para criacao de indicadores e de relatos ambientais. Alem disso, existem aliancas globais setoriais que divulgam compromissos norteadores sobre o que cada industria precisa considerar para criar um plano de transicao climatica. “Ou seja, essa jornada nao precisa ser solitaria. Existem inumeras referencias e grupos de trabalho que podem apoiar as companhias no processo de adaptacao climatica”, define.

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