
A revisão da ISO 9001 está chegando. O que esperar? Fonte: JornalEmpresas&Negócios, 29/10/2025
A ISO9001, a mais conhecida das normas ISO e referência mundial em gestão, passará por uma atualização com a publicação de uma nova versão em 2026. Essa revisão já era aguardada, pois a mais recente se deu em 2015 e o próprio modelo de gestão da ISO 9001 se baseia no conceito de melhoria, demandando ajustes frente às mudanças globais, avanços tecnológicos e demandas por maior clareza em sua aplicação.
As tendências que influenciam a revisão da norma refletem as transformações recentes no ambiente de negócios. A sustentabilidade a partir dos temas ambientais, sociais e de governança – ESG, aparece como tema central diante da pressão crescente exercida por investidores e reguladores. A gestão de riscos e a resiliência, especialmente após a pandemia e em meio a cenários geopolíticos instáveis, requerem um direcionamento estratégico mais sólido por parte das organizações. Além disso, a atualização normativa deverá considerar os avanços de digitalização e Indústria 4.0, incluindo automação, inteligência artificial, blockchain e internet das coisas (IoT), e em como as organizações lidam com estas aplicações em sua gestão.
Entre as mudanças previstas estão: maior envolvimento da alta direção e das lideranças, consolidando uma cultura de qualidade baseada em princípios éticos e práticas verificáveis; avanços na aplicação da mentalidade de risco, com exigência de mapeamento sistemático de riscos e oportunidades, além de uma preparação mais robusta para impactos externos inesperados; e a incorporação de competências digitais, abrangendo governança de dados, segurança da informação e confiabilidade dos registros digitais.
Para empresas já certificadas, a transição será significativa, mas menos disruptiva do que a versão de 2015. Ainda assim, será necessário um planejamento eficaz para alinhar os sistemas aos novos requisitos, agora mais estratégicos e conectados ao ambiente de negócios, com maior participação da alta direção e das lideranças. Os prazos de transição não foram definidos, mas deverão ocorrer em um ciclo de aproximadamente três anos após a publicação.
Mais que uma obrigação para organizações que optam pela certificação de sua gestão, a ISO 9001:2026 se consolidará como instrumento para fortalecer práticas de gestão, preparando organizações para enfrentar riscos globais e lidar com situações emergenciais em suas operações, respondendo adequadamente ao mercado.
(*) Consultor da Fundatec.
