Notícias

Excelência no Atendimento ao Cliente Fonte: Administradores.com, 22/02/2019

Todas as pessoas de uma empresa precisam estar atentas às expectativas dos clientes.

A essência da palavra atender nos remete à suprir uma necessidade. Será que esse cliente quer que você pegue a sacola que estava com ele e vá lá pra porta esperá-lo para entregar essa mesma sacola?

Ou melhor... você ficar marcando os passos do cliente enquanto ele circula na loja?

E pior ainda... oferecer, de forma inconveniente, produtos dizendo que combina com ela/ele sendo que é seu primeiro contato e sequer perguntou seus interesses?

É possível ocorrer essas situações?

No atual cenário de mercado, as empresas precisam ser dinâmicas, estarem atentas às mudanças que vão exigir melhor adaptabilidade e excelência no que se faz pela sua equipe.

Cada vez mais, a organização precisa perceber que a velocidade das informações e de suas decisões, vão impactar em seus resultados.

As mudanças de expectativas dos clientes estão cada vez mais intensas, principalmente, porque cada cliente tem um desejo diferenciado, algo único e exclusivo, que gere uma experiência positiva, por isso o desafio é surpreender.

Atendimento “mecanizado” está deixando de brilhar os olhos dos clientes, visto que demonstra ser robotizado e nada autêntico, gerando antipatia por grande parte das pessoas.

A postura profissional, a abordagem e o relacionamento são as chaves para conquistarmos mais clientes. Essa conquista deve ser constante, para manter esse cliente atento ao seu negócio. O cliente percebe quando a empresa não dedica a atenção necessária.

Os clientes contam, hoje em dia, com a facilidade e acessibilidade às redes sociais. Suas opiniões conseguem potencializar um negócio compartilhando experiências positivas, como também destroçar a reputação de uma empresa por experiências não saudáveis.

É notório que dedicar atenção ao atendimento ao cliente torna-se uma ferramenta extremamente importante, pois caso as experiências não sejam boas, ele pode optar por aplicar seu dinheiro em outra empresa concorrente direto/indireto do negócio.

Saber ouvir o cliente é essencial. Deixar de lado o “ego” e permitir a fala do cliente é essencial para mudanças. Dispor de instrumentos como percepção de satisfação de cliente, cliente oculto, grupo focado em cliente ajudam para entender mais as percepções dos clientes.

Além de ouvir o cliente é necessário elaborar planos de ações práticos que permitam a mudança ou permanência da postura adotada (quando é percebido como positiva). A Aplicação de Simuladores também ajuda para que o seu colaborador não seja pegue de surpresa na “Hora da Verdade”.

Os colaboradores, naquele momento do atendimento, representam a empresa e vão gerar satisfação ou frustração caso não seja realizado um atendimento que surpreenda o cliente.

Outras notícias