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Liderança e gestão de pessoas: qual o papel do líder? Fonte: Grupo Selpe, 08/02/2023

Quando o assunto é liderança e gestão de pessoas, a proximidade necessária entre esses dois conceitos leva a desafios complexos. Isso porque as relações humanas demandam uma atenção especial dentro das empresas.

Por isso, é fundamental desenvolver a liderança para realizar uma gestão eficiente, capaz de contribuir para o crescimento do negócio. Afinal, quanto mais alinhado o líder, maiores as chances de ter uma equipe de alta performance.

- O que é liderança e gestão de pessoas?
A liderança tem uma atuação mais focada na equipe e em potencializar talentos, assim como suas aspirações e necessidades. Já a gestão de pessoas é mais ampla, pensando nos recursos humanos como parte de um todo.

A sutil diferença faz com que esses dois conceitos sejam complementares e igualmente importantes para um negócio. Isso porque o líder está inserido nas estratégias de gestão de pessoas, já que também contribui para o desenvolvimento do seu time como um todo.

- Qual é o papel da liderança na gestão de equipes?
O bom líder preza pelo engajamento dos colaboradores, inspirando a equipe a buscar sempre os melhores resultados. Para isso, a confiança é a base desse relacionamento, que se traduz em respeito e colaboração no trabalho.

Além disso, a liderança inteligente sabe que o maior bem da empresa é seu capital humano e que depende das pessoas para se destacar como gestor. Por isso, sua missão é alinhar as necessidades dos colaboradores aos objetivos da empresa, valorizando o potencial individual e coletivo.

Dessa forma, a equipe desenvolverá o senso de pertencimento e trabalhará com entusiasmo, se dedicando ao máximo com suas habilidades e competências. Assim, quanto mais preparada e capacitada for uma liderança, melhores serão seus resultados.

Para isso, o líder precisa desenvolver escuta ativa e ter empatia para aproveitar as sugestões e ideias dos liderados. É preciso gerenciar as pessoas e os processos sem, contudo, esquecer do fator humano, considerando seu aspecto comportamental e técnico.

- Como desenvolver líderes para fazer a gestão de pessoas?
A forma mais eficiente de ter bons líderes é promover treinamentos de liderança com uma abordagem focada nos desafios da gestão de pessoas. O treinamento é uma oportunidade para trocar ideias, visualizar dificuldades e desenvolver as habilidades técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills) da liderança.

Além disso, para liderar bem, o profissional deve estar um passo à frente, prevendo dificuldades, encontrando soluções e orientando a equipe. De modo geral, o time espera que a liderança tenha respostas para as mais variadas perguntas.

Na prática, sem o preparo adequado, o líder pode se perder em meio às dificuldades e comprometer os resultados por não saber como lidar com pessoas. São desafios cotidianos que ele precisa vencer para se tornar uma referência e ter um time de alta performance.

Entre as habilidades e competências mais desejadas na liderança, estão:
autoconfiança;
capacidade de ouvir;
criatividade;
poder de decisão;
dinamismo;
inteligência emocional;
comunicação transparente;
empatia;
capacidade de assumir riscos e responsabilidades.

Em alguns profissionais a liderança é nata, em outros, é preciso visualizar as habilidades e competências para serem desenvolvidas. O fato é que um líder está em constante movimento, priorizando o bem-estar de todos e um ambiente de trabalho construtivo.

Como a liderança pode potencializar a gestão de pessoas? Confira 5 dicas!

1. Estabeleça uma cultura de feedback
Ter a troca de feedbacks como elemento da cultura organizacional pode ser a chave para uma boa liderança e gestão de pessoas. Assim, por meio do diálogo aberto e bem intencionado, é possível quebrar barreiras, solucionar falhas e impulsionar o desempenho.

2. Invista na conexão entre liderança e equipes
Para alcançar o sucesso, uma equipe precisa estar alinhada em relação aos seus valores, objetivos e propósito. Nesse cenário, o líder deve ser o elo que une as necessidades e expectativas desses profissionais, buscando a harmonia e uma boa performance.

Por essa razão, a liderança deve investir em estratégias para se conectar ao time, conhecendo a fundo seus indivíduos e valorizando talentos. Para isso, iniciativas como reuniões one on one, feedbacks periódicos e momentos de descompressão são ótimas apostas!

3. Tenha o planejamento estratégico como base
A gestão de pessoas e processos deve ser pautada nos objetivos estratégicos da empresa, observando as metas estabelecidas e seu momento de mercado. Dessa forma, será possível identificar colaboradores compatíveis com cada função e delegar tarefas com maior efetividade.

4. Saiba valorizar a diversidade de talentos
Cada pessoa tem características e talentos únicos, promovendo a diversidade de ideias e percepções no trabalho e fomentando a criatividade e inovação.

Contudo, para que esses benefícios sejam percebidos pela empresa, a liderança deve adequar a gestão de pessoas em busca do melhor aproveitamento das capacidades individuais e coletivas.

5. Tenha o RH como aliado
Por fim, ter o setor de Recursos Humanos como aliado da liderança e gestão de pessoas pode ser um grande diferencial. Isso porque, o departamento é responsável pela estratégia corporativa, o desenvolvimento do capital humano e o gerenciamento de recursos. Assim, tem os insumos necessários para apoiar os desafios de gestores e equipes.

- Quais os principais desafios na gestão de pessoal?
A gestão de pessoas, com seu perfil mais abrangente, tem uma função estratégica dentro da empresa, a começar pelo processo de recrutamento e seleção. O acerto na contratação facilita o trabalho das lideranças e eleva o potencial de produtividade da empresa.

Para formar grandes líderes e ajudar no desenvolvimento de equipes de destaque, a gestão de pessoas precisa monitorar o desempenho global e trabalhar com foco nas pessoas diariamente. Assim, é responsável por realizar pesquisas de clima organizacional e identificar problemas, seja de performance, seja de relacionamento.

Com isso, é missão da equipe de gestão de pessoas aproximar liderança e liderados, facilitar a interação e promover o desenvolvimento individual. Dessa forma, os colaboradores sabem que podem se amparar na liderança e gestão de pessoas.

- Como fazer uma gestão de pessoas com foco em resultados?
Fazer a gestão por resultados pode ser uma escolha da liderança para gerenciar as equipes. Essa metodologia permite que através de objetivos bem estipulados e alinhados entre todos os membros da equipe, o foco seja a concretização das metas estabelecidas.

Para isso, é realizada a elaboração de um plano de ação efetivo que norteará as atividades que serão desempenhadas pelo time.

Por meio de treinamentos de equipes, alinhamentos e troca de feedbacks é possível escolher as ferramentas mais adequadas para o cumprimento de tudo o que foi acordado.

Assim, as entregas podem acontecer de maneira mais ágil, assertiva e com criatividade trazendo crescimento e inovação para as equipes e a empresa como um todo.

- Como fazer uma gestão de pessoas com foco em competências?
A gestão por competências é outra estratégia que pode ser usada para a liderança e gestão de pessoas.

Por meio do reconhecimento das hard e soft skills dos colaboradores é possível traçar o perfil profissional e comportamental de cada indivíduo do seu time.

Além de analisar as competências comportamentais, nesse modelo de gestão é necessário considerar as habilidades organizacionais e técnicas de cada um.

Dessa forma, é possível entender as aptidões que compõe o indivíduo, bem como aquelas que precisam ser aprimoradas na sua atuação profissional.

Em geral, quando as habilidades da equipe são devidamente aproveitadas, a tendência é de que ocorra a otimização das entregas e dos resultados.

Isso torna os processos mais ágeis e efetivos, uma vez que o trabalho em equipe será direcionado conforme as expertises de cada colaborador.

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