Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site.
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Cia Consultores - Política de Privacidade

Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela Cia Consultores.

As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar diretamente o usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como geolocalização, navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações sobre hábitos de navegação.

O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Cia Consultores não divulgará dados pessoais.

Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a Cia Consultores implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

fechar
Linkedin

Notícias

Já ouviu falar em Empreendedorismo Consciente? Fonte: Tech Mundo, 02/03/2023

O conceito de capitalismo consciente foi proposto em 2007 pelo empresário John Mackey, CEO da rede de supermercados Whole Foods, no artigo "Capitalism and Consciousness" para a revista Harvard Business Review.

O argumento é que o capitalismo, como sistema econômico, pode se adaptar às necessidades atuais e ser transformado em uma força positiva para a sociedade se as empresas adotarem uma visão mais ampla de seus propósitos, buscando não apenas o lucro, mas também um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.

E como eu posso empreender, gerar valor para o mercado, ganhar dinheiro e ainda gerar valor para a sociedade? São quatro os pilares que o empreendedorismo consciente contempla: Propósito Maior, Orientação para Stakeholders, Cultura Consciente e Liderança Consciente.

Propósito Maior
Hoje uma organização sem propósito está fadada à morte. O propósito é a razão pela qual a organização existe e é o que vai guiar toda a estratégia e cultura junto aos seus colaboradores, parceiros, clientes e outras relações. Se você está empreendendo e ainda não tem isso claro, ainda dá tempo de parar, refletir e ajustar o caminho.

Orientação para stakeholders
Uma empresa nada mais é do que a interlocução e a relação entre pessoas: pessoas fazem algo, criam produtos e serviços para outras pessoas, com ajuda de um grupo diferente de pessoas e com ferramentas que as pessoas criaram. De pessoas para, e com, pessoas. O olhar humano e orientado às pessoas fortalece as relações e alavanca a organização em direção a seu propósito.

Cultura consciente
A cultura é a maneira que um grupo de pessoas convive e se relaciona. Com uma cultura organizacional consciente, o time é capaz de trabalhar junto de maneira ética e transparente a caminho do propósito e geração de valor aos públicos envolvidos.

Uma cultura consciente valoriza pessoas, fomenta a diversidade e a inclusão, criando ambientes de trabalho mais acolhedores, igualitários e respeitosos, se preocupa com o bem-estar do time, promovendo a saúde, a segurança e a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Liderança consciente
Os pilares anteriores não são possíveis sem uma liderança madura e consciente, ela vai orquestrar junto ao time a geração de valor junto aos stakeholders e desempenho para a organização atingir seus objetivos e metas.

E como funciona na prática?
Na DeÔnibus, nos deparamos com o conceito em 2020 com a pesquisa Empresas Humanizadas, que mede o nível de consciência das organizações através de uma pesquisa com seus stakeholders, ou públicos de interesse: liderança, colaboradores, clientes, parceiros e sociedade.

O relatório da pesquisa nos dá um diagnóstico muito claro de como a empresa está em cada um dos pilares, o necessário para que se faça um plano de ação efetivo para evoluir. Além do diagnóstico, cada empresa recebe seu selo, de acordo com o nível que se encontra.

Além da pesquisa Empresas Humanizadas, pesquisas internas podem dar indicadores importantes ao longo do ano, para que mudanças de percurso possam ser feitas.

A partir do diagnóstico, é feito um plano de ação para agir em cima dos pontos mais fracos e para manter os pontos fortes. Na DeÔnibus, por exemplo, tivemos insights para trabalhar estrutura organizacional, comunicação e direcionamento da liderança e criação de novos rituais de gestão.

Em conclusão, se você empreende ou pensa em começar, pare e reflita como seu negócio pode criar uma cultura de priorização do bem estar das pessoas e do planeta além de considerar os lucros financeiros, não tenho dúvidas que há muito espaço.

Como diz Joseph Jaworski, "Liderar é sobre criar condições para continuamente ampliar a consciência humana sobre a realidade e sobre como contribuir com o desenvolvimento do mundo ao seu redor. Ultimamente, liderar tem a ver com a criação de novas realidades."

Outras notícias

Acesse seus certificados