Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site.
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Cia Consultores - Política de Privacidade

Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela Cia Consultores.

As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar diretamente o usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como geolocalização, navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações sobre hábitos de navegação.

O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Cia Consultores não divulgará dados pessoais.

Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a Cia Consultores implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

fechar
Linkedin

Notícias

Criatividade no trabalho: Qual a importância de profissionais criativos no ambiente de trabalho? Fonte: Ponto Tel, 19/05/2023

O mercado se mostra cada vez mais competitivo. Quem não pensa diferente, com criatividade no trabalho, e promove ideias inovadoras para sanar problemas e desenvolver novos projetos, acaba ficando para trás na conquista de novos clientes.

De acordo com o relatório StateofCreate, 70% das pessoas acreditam que a criatividade no trabalho faz com que elas sejam profissionais melhores. A criatividade no trabalho, inclusive, eleva em 78% a produtividade das equipes.

Além disso, quem se autodenomina criativo tem renda 13% maior do que quem afirma não ter criatividade. Só por esses números já dá para se ter uma ideia da importância que a criatividade tem para que as empresas se tornem competitivas e alcancem o sucesso.

Contudo, muitos profissionais e empresas acreditam que a criatividade é uma espécie de dom e que apenas alguns colaboradores têm essa habilidade, mas esse é um mito. Na verdade, o desenvolvimento da criatividade deve ser exercitado e depende de estímulos.

Porém, quais são esses estímulos que podem promover um ambiente inovador e criativo?

O que é criatividade?
Criatividade é a capacidade de criar coisas novas, de inovar. Ser criativo, principalmente no ambiente de trabalho, é ir além dos métodos, sugerindo novos caminhos, pensando “fora da caixa”.

De acordo com o dicionário Michaellis, criatividade é:

“1 Qualidade ou estado de ser criativo.

2 Capacidade de criar ou inventar; engenho, engenhosidade, inventiva.”

O ser criativo é aquele que não tem medo de se arriscar, é um indivíduo curioso e que está sempre disposto a promover a inovação e adotar ideias originais. A criatividade também é denominada como uma competência comportamental ou soft skill.

Soft skills nada mais são do que habilidades subjetivas, ou seja, que não se enquadram apenas no âmbito técnico e que não dependem de uma formação ou de um diploma para existir, assim como a criatividade.

Dados da criatividade
Muito mais do que a importância da criatividade no trabalho na teoria, é importante visualizar os números, originários de pesquisas, que mediram o quanto ser criativo pode mudar o cenário de uma empresa, deixando-a mais próxima de alcançar resultados.

Segundo a pesquisa citada na introdução deste conteúdo — StateofCreate — a criatividade no mercado de trabalho tem um impacto direto na produtividade, satisfação dos colaboradores e até mesmo na economia. Confira alguns desses dados a seguir.

83% dos profissionais acreditam que a criatividade fomenta a inovação na empresa;
80% dos profissionais dizem que o estímulo à criatividade os deixam mais satisfeitos;
70% das pessoas acreditam que a criatividade atribui valor à sociedade;
64% das pessoas dizem que a criatividade tem impactos positivos na economia;
45% dos colaboradores que se autodenominam criativos dizem que são mais felizes no trabalho;
44% dos profissionais criativos no trabalho afirmam ser mais confiantes;
32% dos profissionais criativos se consideram inovadores.

Apesar desses dados positivos em relação à criatividade, apenas 3 em cada 10 profissionais acreditam que estão vivendo o seu potencial criativo. E é justamente neste momento que as empresas têm um papel importante para estimular essa habilidade.

O que é ser um profissional criativo?
Ser um profissional criativo no trabalho é ir além dos padrões; é conseguir enxergar os problemas de maneira diferente, propondo soluções inovadoras para saná-los.

Um profissional criativo é aquele que sugere ideias originais. Muitos acreditam que o profissional criativo nasceu com esse dom, porém a criatividade não é um dom, mas sim uma habilidade que todos possuem e que precisa ser exercitada para se desenvolver.

Qual a importância da criatividade no trabalho?

A criatividade no trabalho eleva a competitividade da empresa, afinal, com profissionais criativos na equipe, ela tende a facilitar os processos de resolução de problemas.

Mas não é só por isso que ela é importante. A criatividade no trabalho também funciona como um estímulo à produtividade. Isso porque equipes criativas tendem a desenvolver novas ideias constantemente, elevando assim as chances de sucesso da empresa.

Além disso, essa habilidade consegue, consequentemente, deixar o local de trabalho mais produtivo e também agradável, com profissionais mais engajados.

Quais são as vantagens de estimular a criatividade no trabalho?
Sabendo que a criatividade é uma habilidade que precisa de estímulos, confira abaixo quais as vantagens de ser uma empresa que promove um ambiente de trabalho criativo.

Melhorar a comunicação interna: Um ambiente criativo cria engajamento e novas possibilidades, e a consequência disso é uma melhora significativa da comunicação interna. Isso porque, com a elevação da produtividade e do engajamento, as equipes tendem a caminhar juntas, em maior consonância.

Aumentar a produtividade: Quando se tem ideias novas correndo de modo constante no ambiente de trabalho, a produtividade é extremamente elevada, uma vez que a empresa estará diariamente executando e planejando novos projetos e tarefas.

A produtividade, no que diz respeito ao trabalho, também está ligada à otimização do tempo. Isto quer dizer que as equipes criativas não perdem tempo com coisas que não valem a pena, afastando também a procrastinação.

Aumentar a competitividade: Outra vantagem importante é que estimular a criatividade significa aumentar a competitividade da empresa. Isso ocorre pelo fato de que equipes criativas tendem a desenvolver ideias inovadoras para a empresa e soluções diferentes das habituais para a solução de problemas. Esse foco na inovação, que inclusive dá maior liberdade para os profissionais exporem suas ideias, faz com que a empresa se torne mais competitiva.

Resolver conflitos: A criatividade também é um grande diferencial na solução de conflitos.
Se muitas vezes um problema tende a ser um empecilho para que a empresa cresça e alcance bons resultados, quando existe a criatividade no ambiente de trabalho, os problemas ganham outra conotação.

Isso pois os profissionais criativos enxergam as dificuldades como oportunidades para aplicar novos métodos e caminhos. Ou seja, se você promove o estímulo à criatividade entre as equipes, terá maior facilidade para criar soluções e resolver conflitos do que empresas que seguem sempre o mesmo método.

Ampliar o desenvolvimento: Muito mais do que vantagens para a empresa, estimular a criatividade no trabalho é dar aos colaboradores maior autonomia e ampliar seus horizontes de crescimento, pessoal e profissional.

Como foi dito antes, a criatividade no trabalho estimula o colaborador a pensar “fora da caixa”, isto é, oferece-lhe uma grande oportunidade de enxergar além daquilo que lhe foi proposto. Assim, ele aumenta as chances de se desenvolver profissionalmente, praticando a todo o instante a criatividade na execução das suas tarefas.

Como estimular a criatividade no trabalho?
Sabendo agora o que é a criatividade no trabalho e as inúmeras vantagens que ela pode oferecer às empresas, é importante conhecer os caminhos para estimulá-la. Confira abaixo o que sua companhia deve fazer para desenvolver essa habilidade.

Invista em treinamentos: Os treinamentos podem ser uma excelente ferramenta para que os colaboradores não só adquiram novas competências, como também se tornem mais criativos.

Isso porque, por meio dessas formações, os colaboradores estarão absorvendo conhecimento e terão uma bagagem profissional maior para propor novas ideias diariamente.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Middlesex no Reino Unido — Work and Learning Research Centre — revelou que 74% dos colaboradores acreditam que não atingem o seu potencial máximo pela falta de treinamentos.

Já mais da metade dos gestores de RH, 56%, acreditam que o treinamento funciona como um grande facilitador de negócios, principalmente porque promove o desenvolvimento de novas habilidades como a criatividade, que é estimulada nessas formações.

Faça brainstorming: Um grande estimulador de novas ideias surge a partir do brainstorm. Essa técnica reúne uma série de profissionais para estimular o potencial criativo da equipe e fomentar o surgimento de novas ideias.

Por meio do brainstorm, a empresa aproveita a expertise de cada profissional e a diversidade de pensamento de cada um, sem contar que neste tipo de encontro existe uma abertura maior para a proposição de novas ideias.

Portanto, use o brainstorm como uma potencial ferramenta para criar uma cultura de criatividade e inovação, tudo isso a partir de encontros periódicos em que são expostas questões que precisam de solução ou até mesmo na criação de um ambiente para sugestão de novos projetos e estratégias.

Desenvolva uma cultura de inovação: Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) revelou que investir em inovação faz toda a diferença para que a empresa se torne competitiva no mercado.

Contudo, só é possível aceitar a inovação na empresa se houver uma porta aberta para a criatividade. Desenvolver a cultura de inovação é estar aberto a novas ideias dos colaboradores.

Mas vai muito mais do que isso: a criatividade no trabalho é um grande suporte para garantir um ambiente que preze pela liberdade criativa, dando margem para que todos os colaboradores tenham voz para expor suas propostas.

Invista em um ambiente de trabalho agradável e criativo: Um ambiente de trabalho agradável, com funcionários felizes, possui profissionais três vezes mais criativos, de acordo com uma pesquisa da Universidade da Califórnia. O mesmo estudo mostra que esse tipo de ambiente é 31% mais produtivo.

Até por isso, investir no ambiente de trabalho estimula os colaboradores a serem mais criativos e se engajarem com o trabalho.

Ao tratar do tema ambiente de trabalho agradável deve-se englobar tudo, desde equipamentos de ponta para o colaborador executar sua função a bom relacionamento entre equipes e gestores, benefícios que possam deixá-lo mais disposto, como espaços para alimentação, descanso, lazer, etc.

Como o RH pode ajudar a promover a criatividade no trabalho?
Para que as empresas consigam adotar na sua rotina um ambiente altamente criativo é primordial que o RH seja participativo neste processo, afinal, ele tem um papel fundamental para que a cultura de criatividade e a inovação se tornem um hábito na rotina da empresa.

Dessa forma, para que isso se torne realidade, é necessário criar um ambiente acolhedor, que valoriza o profissional, que promova formações e treinamentos e que cobra dos gestores a promoção do brainstorm no dia a dia da organização.

O RH também pode criar um pacote de benefícios que contemple colaboradores que sugerem novos projetos. Caso o projeto proposto se torne realidade, o profissional ganha alguma comissão, um bônus, algo neste sentido.

Sem contar que o RH pode promover encontros internos entre os colaboradores, realizar pesquisas de clima e criar um ambiente acolhedor e propício para que os profissionais estejam engajados e se sintam valorizados, podendo se sentir mais à vontade para propor novas ideias a empresa.

Conclusão
Contar com uma equipe criativa, como você pôde ver, é um grande diferencial para tornar a empresa competitiva, produtiva e mais próxima de bons resultados. Isso porque a promoção de uma cultura criativa é um grande estímulo para que haja inovação.

No mercado atual, quem inova é quem possui ideias criativas, que nada mais é do que encontrar novas soluções para sanar problemas e pensar além do tradicional para desenvolver estratégias e projetos.

Contudo, para que o pensamento criativo seja parte integrante da rotina da empresa, é necessário entender o papel do RH neste processo e principalmente os caminhos para estimulá-lo.

Por fim, neste conteúdo você pode verificar de fato o que é ser criativo, conhecendo uma série de alternativas para estimular a criatividade no trabalho e quais as vantagens que um ambiente criativo pode proporcionar ao dia a dia da organização.

Outras notícias

Acesse seus certificados