Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site.
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Cia Consultores - Política de Privacidade

Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela Cia Consultores.

As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar diretamente o usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como geolocalização, navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações sobre hábitos de navegação.

O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Cia Consultores não divulgará dados pessoais.

Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a Cia Consultores implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

fechar
Linkedin

Notícias

11 passos para implementar uma gestão ESG de sucesso Fonte: Portal Sustentabilidade, 09/08/2023

Ricardo Voltolini, coordenador do curso ESG, liderança e inovação da Pós-graduação Digital FAAP, explica como essa prática pode proporcionar um diferencial competitivo para os negócios.
A implementação do ESG (Environmental, Social, and Governance) pelas empresas, vêm se tornando cada vez mais recorrente, relevante e essencial.
Essa abordagem visa incorporar critérios ambientais, sociais e de governança aos negócios, com o objetivo de promover principalmente um impacto positivo tanto na gestão e desempenho financeiro da companhia quanto na sociedade em geral. Ricardo Voltolini, coordenador do curso ESG, liderança e inovação da pós-graduação Digital FAAP, destaca que a incorporação de critérios ESG em todas as fases da companhia é fundamental para garantir a perenidade da organização.

Abordagem estratégica
De acordo com Ricardo, essa abordagem auxilia na tomada de decisões estratégicas, desde a gestão de riscos até as operações, além de atrair talentos diversos e investimentos a longo prazo.

“É importante compreender que a prática desta concepção é um processo sistêmico e evolutivo, colaborativo e reflexivo. Mas, que se bem implementado, é favorável para as companhias, meio ambiente e pessoas”, afirma o coordenador.

Ao adotar uma abordagem abrangente que englobe os aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa, as organizações se fortalecem para enfrentar os desafios do século XXI e contribuir para um futuro mais sustentável. Por meio da conscientização, educação e ação, elas podem liderar pelo exemplo e promover mudanças positivas em escala global, ao mesmo tempo em que garantem seu próprio sucesso e prosperidade a longo prazo. Com o objetivo de auxiliar as empresas a obterem êxito na efetivação dessa prática, Ricardo elencou as principais estratégias para conquistar uma agenda assertiva. Confira:

A avaliação de externalidades da empresa em toda a sua cadeia de valor
É crucial considerar não apenas os aspectos sociais e ambientais negativos (externalidades negativas), mas também os fatores sociais que podem gerar valor (externalidades positivas). O compromisso dos gestores. É preciso que a liderança não somente esteja engajada, mas reconheça os temas ESG como uma oportunidade, priorizando a agenda junto com os outros temas considerados estratégicos para a companhia.

Os direcionadores estratégicos da organização (missão, visão e valores)
Para aquelas que ainda estão iniciando o processo, é preciso avançar nos atributos da marca, políticas internas e iniciativas existentes, a fim de trazer coerência entre as externalidades da empresa e sua vocação para os temas ESG.

A integração das áreas envolvidas e o engajamento de stakeholders
O ESG não é responsabilidade de uma área única: é uma abordagem sistêmica e abrangente, que envolve diversas áreas do negócio. Conhecer a opinião de stakeholders facilita o planejamento de comunicação direcionada, com o intuito de informar e engajá-los com esse novo tema.

Avaliação do ambiente macroeconômico e as grandes tendências sociais e ambientais
É imprescindível avaliar as demandas crescentes da sociedade e os fatores relacionados a regulações, financiamentos, riscos socioambientais que podem trazer restrições e/ou ampliação de oportunidades e melhoria de performance das empresas, a partir de critérios ESG, como por exemplo, na entrega de produtos e serviços.

Desenvolvimento de pessoas
É essencial fortalecer tanto a alta liderança quanto os funcionários em relação aos temas ESG de forma constante, com o objetivo de criar uma cultura sólida, ampliar o entendimento dos riscos e oportunidades, e garantir que a tomada de decisão e a obtenção de resultados socioambientais positivos estejam alinhadas aos ganhos financeiros do negócio.

Alinhamento com o planejamento estratégico, políticas e processos
Implementar políticas, normas e regulamentos que estejam alinhados com o viés socioambiental é uma forma de oficializar o compromisso da empresa com o Desenvolvimento Sustentável, tanto internamente quanto externamente, além de aumentar a probabilidade de alcançar resultados positivos nessa área.

Definição de métricas e metas para monitoramento
Um plano não é estratégico sem indicadores e metas. Além disso, é recomendável a verificação dos dados por terceiros, atestando a veracidade das informações ESG, assim como a inserção dos resultados socioambientais na remuneração da alta liderança.

Transparência na divulgação de informações
Prestar contas sobre o desempenho da companhia (positivo ou negativo) nos temas ESG é fundamental para a obtenção de confiança dos públicos que se relacionam com ela.
Isso é importante para o departamento de compliance; para ganho de reputação, atraindo assim mais clientes e talentos e para ampliação de competividade.

Desenvolvimento de parcerias
Buscar parcerias com organizações não governamentais, instituições acadêmicas, governo e outros players do mercado, vai além da minimização e visa gerar um impacto positivo.
Nesse sentido, essas uniões proporcionam oportunidades de compartilhar conhecimento e práticas, além de expandir o escopo e os resultados dos projetos voltados aos desafios complexos de ESG.

Instauração de instâncias de governança
Contar com profissionais qualificados em posições de poder é fundamental para implementar com sucesso as estratégias e desafios de ESG. Essa necessidade pode ser atendida por meio da criação de comitês, bem como comissões gerenciais e interdepartamentais.

“Embora seja desafiador, assim como qualquer mudança cultural em uma organização, o ESG possui um grande potencial para criar significado no trabalho e gerar uma percepção positiva nos funcionários. Um dos principais benefícios é a descoberta e o desenvolvimento do pensamento sistêmico, devido à abordagem holística dos temas ESG quando incorporados à estratégia de negócios”, finaliza Ricardo.

Outras notícias

Acesse seus certificados