Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site.
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Cia Consultores - Política de Privacidade

Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela Cia Consultores.

As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar diretamente o usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como geolocalização, navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações sobre hábitos de navegação.

O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Cia Consultores não divulgará dados pessoais.

Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a Cia Consultores implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

fechar
Linkedin

Notícias

O que é o Tripé da Sustentabilidade e como abordar o tema na empresa Fonte: Tecnicon, 22/09/2023

Conheça os pilares do conceito que trouxe a sustentabilidade para a pauta das organizações

Nos anos 90, época em que a palavra "sustentabilidade" ainda não era popular, o sociólogo britânico John Elkington criou o conceito Triple Bottom Line (Tripé da Sustentabilidade).

Este conceito prioriza a expansão de um novo modelo de negócio baseado em ações sustentáveis, que passa a considerar o desempenho ambiental das empresas como mais importante do que somente o financeiro.

Neste artigo, vamos entender os pilares deste termo, o porquê as organizações sustentáveis são tão valorizadas e como dar ao seu negócio o símbolo verde.

- O que significa Triple Bottom Line?

Em 1987, a ONU lançou o relatório "Nosso Futuro Comum" na Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, introduzindo o conceito de desenvolvimento sustentável na sociedade. Até então, era raro pensar sobre a limitação dos recursos naturais e o impacto corporativo no meio ambiente.

Alguns anos depois (1994), John Elkington criou o Triple Bottom Line ou Tripé da Sustentabilidade. O método incorpora a visão ecológica nas empresas com base em três princípios: People (Pessoas), Planet (Planeta), Profit (Lucro), também conhecido como os 3Ps da Sustentabilidade.

A sustentabilidade deixou de ser considerada um assunto supérfluo, e hoje ser uma corporação sustentável é mais do que um status, significando conquistar o respeito dos seus consumidores e parceiros. Por isso, o Triple Bottom Line ganhou tanta importância e trouxe um novo mindset para os gestores.

Para facilitar a visualização, o conceito normalmente é representado pela intersecção de três círculos, cada um deles representando um “P”.

- Os três pilares da sustentabilidade

O Tripé da Sustentabilidade inaugurou uma nova maneira das empresas encararem o desenvolvimento de seus negócios: o aspecto econômico não deve ser o único indicador de desempenho e sucesso de uma companhia.

Na verdade, os fatores econômicos, sociais e ambientais – que eram vistos como incompatíveis – são perfeitamente complementares e estão diretamente interligados. O desempenho financeiro está relacionado à sustentabilidade de qualquer negócio.

- Confira quais são os três pilares da sustentabilidade:

• People (Pessoas) – Os colaboradores são o ativo mais importante das empresas e essa é mais uma prova de como é imprescindível cuidar da cultura organizacional. O tratamento que sua equipe recebe e as condições de trabalho são os principais aspectos que devem ser priorizados pelas organizações sustentáveis, desde o respeito e cumprimento das normas trabalhistas vigentes à qualidade do clima organizacional.

• Planet (Planeta) – Refere-se aos impactos que as atividades da empresa geram no meio ambiente e quais medidas são tomadas para evitar ou abrandar os riscos dessa interferência. Há inúmeras formas de adaptar a cadeia produtiva incorporando novas medidas de fabricação, outros materiais ou equipamentos que não poluem. A tecnologia tem contribuído imensamente com soluções inovadoras para tornar as indústrias menos danosas ao ecossistema.

• Profit (Lucro) – Adotar medidas em prol dos colaboradores e do planeta resultam em números positivos no final do mês. Quando a marca investe na equipe e incorpora ações sustentáveis, consequentemente melhora a produtividade, competitividade e resultados. Outro ponto fundamental é a visão a longo prazo, “sweet spot”, no qual seus clientes percebem a responsabilidade sustentável da marca e veem valor agregado em seu serviço, estabelecendo uma relação de parceria duradoura e identificação entre os interesses dos stakeholders e da corporação.

Outras notícias

Acesse seus certificados